Você sabia???Daria para pilotar um F-1 nas ruas de uma cidade?

Até daria, mas nem o carro nem o piloto teriam vida longa. O carro de F-1 é feito para andar em alta velocidade, sem paradas, em um terreno liso, e não dura muito mais do que as duas horas de uma corrida - absolutamente o oposto de um carro de passeio. Para início de conversa, os freios são feitos de carbono e só funcionam depois de aquecidos. Nas pistas, isso não é um problema, porque basta uma acelerada na volta de apresentação para botá-los em funcionamento. Mas nas ruas não seria possível acelerar a 250 km/h antes de encontrar uma curva, uma fila de carros ou um sinal vermelho. E não pára por aí. 
Como o asfalto das pistas é lisinho, os carros de F-1 podem ter uma suspensão bem dura, o que evita que o carro "pule" demais e perca a estabilidade. Mas nas ruas ondulação é o que não falta. Bastaria um buraco ou uma lombada para acabar com a suspensão do F-1.
O tanque de gasolina de um F-1 é gigante, porque o carro bebe 1 litro a cada 2 quilômetros. Ou seja, além de coragem, seria necessário bastante dinheiro: cerca de 300 reais para andar 240 quilômetros, enquanto um carro popular anda uns 400 quilômetros com 100 reais.
As rodas de um carro comum viram uns 25º, enquanto as de um F-1 não passam de 15º. Por isso, os carros de passeio precisam de um espaço menor para fazer uma curva. Para entrar em uma ruazinha estreita, o F-1 precisaria de duas etapas: você pararia no meio da curva, daria ré e viraria novamente o volante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;