Frase do dia...


"A saudade da amada criatura é bem melhor do que a presença dela".
MÁRIO QUINTANA
Grato pela  visita,tenha um bom dia!

Você sabia???Sua barra de chocolates contém em média 8 pedaços de barata.

Aquela bela barra de chocolate que você come com gosto, saboreando cada pedaço do alimento dos deuses Maias, pode conter bem mais do que cacau – e não estamos falando dos recheios convencionais. Segundo a Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulador de alimentos e remédios dos Estados Unidos, cada barra de chocolate tem, em média, oito pedaços de barata.

Apesar de ser bastante nojento, é importante saber que o chocolate não é o único “privilegiado”. Segundo a FDA, todos os alimentos possuem contaminantes de algum tipo, e é aceitável até 60 pedaços de insetos a cada 100 gramas de chocolate. Os insetos acabam sendo moídos juntos com o doce, mas não devem causar grandes impactos na saúde de quem os consome, afetando apenas pessoas alérgicas e com asma.

O alergista Morton M. Teich declarou à ABC News que “evitar insetos na comida é quase impossível. Você provavelmente teria que parar de comer completamente”. A solução seria o uso de pesticidas, uma alternativa bem mais nefasta para a saúde humana do que ingerir pedaços de baratas, segundo o médico.



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/bizarro/22003-sua-barra-de-chocolate-contem-em-media-8-pedacos-de-barata.htm#ixzz1wLZEdQ8l

Curiosidades...Por que o Brasil não fabrica mais moedas quando precisa de dinheiro?

É uma tentação, né? Afinal, cada nota de 1 real custa só nove centavos para ser produzida... Bem, teoricamente, até daria para o governo tentar essa malandragem - isso se os burocratas conseguissem enganar o mercado financeiro e o Congresso Nacional, que possuem instrumentos para descobrir quando o governo está imprimindo dinheiro "do nada" (a gente explica como funcionam esses controles na ilustração ao lado). Mas, no final das contas, fabricar mais moedas seria um problema, não uma solução. A razão é simples: o excesso de grana em circulação elevaria os preços das mercadorias e detonaria o equilíbrio da economia. Em outras palavras, sair criando dindim gera inflação, a inimiga número 1 de dez entre dez economistas. "Se o segredo fosse só imprimir moeda, não haveria países pobres", diz o economista Carlos Alberto Ramos, da Universidade de Brasília (UnB). Na economia, é necessário que a balança da produção de bens de um país e a quantidade de dinheiro fique sempre equilibrada. Uma economia saudável cresce porque o volume de mercadorias fabricadas e a quantidade de dinheiro aumentam juntos. Agora, se o governo resolve fabricar mais moeda enquanto a produção permanece a mesma, os preços sobem! Um exemplo bobinho ajuda a entender essa relação: suponhamos que o botijão de gás custe 10 reais e que cada trabalhador receba uma ajuda também de 10 reais para comprá-lo. Se o governo resolver dobrar o valor da ajuda - imprimindo mais grana, por exemplo -, esse montão de dinheiro novo na praça poderia até impulsionar a economia, mas só por um curto prazo. Logo depois, os comerciantes percebem que o povão está com mais dinheiro e aumentam o preço do gás. "As pessoas até podem ser enganadas por um tempo com esse truque. Mas, se ele for repetido, logo se percebe que o aquecimento da economia é artificial", afirma o também economista Marcelo Moura, da faculdade Ibmec de São Paulo. Por causa disso, hoje em dia a Casa da Moeda acaba imprimindo dinheiro mais para substituir as notas velhas e rasgadas que para injetar grana extra no mercado. Mesmo assim, é um volume considerável de dinheiro que vai para a rua todo ano: em 2003, 964 milhões de cédulas foram destruídas e trocadas por outras novinhas.

Humor...Cebolinha.

Você sabia???Qual é a empresa mais antiga ainda em atividade?

neve-frio-inverno-geloÉ o hotel Nisiyama onsen Keiunkan, um spa de águas termais em Hayakawa, Japão, fundado em 705. Ao longo de 13 séculos, o empreendimento já teve 52 proprietários. Além dos anos de tradição, os atrativos do hotel são as cerimônias de chá, as termas medicinais e os quartos em meio às montanhas. E esse tipo de negócio não é nada incomum na Terra do Sol Nascente: o segundo e terceiro lugares no ranking das mais antigas também são ocupados por hotéis nipônicos. Além disso, dentre as 11 empresas no mundo com mais de mil anos de operação, sete são japonesas, operando nos ramos de hotelaria, fabricação de sacos de papel, artigos religiosos e construção. No Brasil, a mais antiga é a Casa da Moeda, que, em 1694, começou a cunhar moedas com o ouro das minerações e até hoje fabrica o dinheiro do país. Levando em conta apenas corporações privadas, porém, a campeã é a Ypióca, que, em sua quarta geração familiar, já produziu 165 anos de cachaça.

Frase do dia...


"A vida é como andar de bicicleta. Para conseguir o equilíbrio, você precisa se manter em movimento".
ALBERT EINSTEIN
Grato pela visita,tenha um bom dia!

Você sabia???Até quanto vai a escala Richter?

Pode até soar assustador, mas, matematicamente, ela não tem limite. Na prática, o maior terremoto registrado aconteceu no Chile, em 1960, e chegou a 9,5 graus nessa medição. O abalo foi provocado pelo contato entre placas tectônicas ao longo de 965 km da costa chilena, mas como essa zona de atrito poderia ser maior, os graus podem subir indefinidamente. "Medimos sismos há pouco tempo (desde 1900) para estabelecer esse valor máximo", afirma Afonso Vasconcelos, professor de geofísica da USP. Em 1998, cientistas detectaram um terremoto no Sol com magnitude equivalente a 11,3 graus. Na Terra, um sismo dessas proporções chacoalharia o chão 90 vezes mais do que no tremor chileno.
Charles Francis Richter

Curiosidades...Por que não temos lembranças de quando éramos bebês?

per-125-lembranca-bebe fotografias criançasPor causa da amnésia infantil. Tente se lembrar de algo que aconteceu nos seus primeiros anos de vida.

Conseguiu? Realmente é difícil reunir detalhes para constituir uma lembrança mais concreta. Sempre falta uma sequência cronológica ou aparecem lacunas. Cientistas ainda tentam explicar por que o cérebro é incapaz de acessar imagens, sensações e fatos ocorridos na infância.

Mas, até hoje, o que se tem são apenas teorias. Enquanto a neurociência aposta que o problema está no desenvolvimento do cérebro, a psicologia defende que a criança armazena memórias com uma linguagem diferente, não sendo possível acessá-las – embora elas ainda tenham impacto na vida e na formação da personalidade.

Humor...Cascão.

Você sabia???O que é a tromba do elefante?

Se a gente for comparar com o ser humano, a tromba do elefante corresponde ao nosso nariz e ao lábio superior. Ela também tem prolongamentos que funcionam como dedinhos auxiliares, servindo para pegar objetos no chão. Isso vale tanto para o elefante africano, o Loxodonta africana, quanto para o asiático, o Elephas maximus. A tromba é um tubo longo e flexível, parecido com uma mangueira, que serve para respirar, beber, catar coisas e tem uma importante função social: ela é usada pelo animal para cheirar e acariciar outros membros do grupo. Os elefantes ainda usam sua tromba para jogar areia ou terra nas costas, afastando moscas e outros insetos que pousam em cima dele. Outra curiosidade sobre o narigão é que, quando são filhotes, os elefantes não sabem muito bem como manejá-lo. Por isso, é comum bebês elefantes pisarem na própria tromba sem querer. Depois, eles choram sem saber de onde vem a dor. Os cientistas sabem pouco sobre os ancestrais do elefante, mas acreditam que, há cerca de 30 milhões de anos, os tataravós das duas espécies atuais viviam no meio aquático e usavam suas trombas como um snorkel, aquele tubinho por onde os mergulhadores respiram. Essa função permanece até hoje, quando os bichos precisam atravessar regiões alagadas. Hoje, um dos parentes mais próximos do elefante é o peixe-boi (Trichechus inunguis), um mamífero que, apesar de não ter tromba, tem um focinho afunilado bem esquisito.

Frase do dia...


"A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje".
DALE CARNEGIE
Grato pela visita,tenham todos uma ótima semana!

Curiosidades...Como se forma o mau hálito?

O mau hálito, ou halitose, costuma ter origem em problemas relacionados à má higiene na boca. Restos de alimentos, escovação ruim, gengivite, cáries, pouca saliva e a saburra (placa bacteriana formada na língua) respondem por 90% dos casos do "bafo de onça". Aproximadamente 40% da população brasileira apresenta o problema, que também pode ser provocado por maus hábitos alimentares, algumas doenças e até certos medicamentos. "Cerca de 60 fatores podem causar mau hálito. E, em geral, há uma complexa interação entre eles", afirma o cirurgião-dentista Eduardo Dutra, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO). Aquele bafo ocasional, que acomete todo mundo vez ou outra, tem soluções simples. A primeira providência é caprichar na escovação, lançando mão, por exemplo, do fio dental. Alimentar-se a cada três horas também ajuda, de preferência com alimentos ricos em carboidratos e fibras - como frutas e cereais. Isso porque o jejum faz com que o corpo gaste calorias provenientes da gordura armazenada no organismo. A queima dessas calorias provoca gases malcheirosos que entram na corrente sanguínea e acabam sendo exalados pela boca e pelo nariz. Beber 2 litros de água por dia também colabora no controle (veja na ilustração ao lado). Já o mau hálito crônico, que afeta cerca de 35% da população mundial, é mais grave. "Além de problemas na boca, em cerca de 3% dos casos ele também pode ser causado por doenças, como diabetes, sinusite, problemas intestinais, doenças hepáticas e pulmonares, entre outras", diz Dutra. Em geral, as pessoas não se tocam que têm um bafão, já que o olfato se adapta rapidamente a qualquer odor constante. A dica é ficar atento a sintomas como gosto alterado, sensação de boca seca e sangramentos na gengiva. Nesses casos, um especialista poderá medir a intensidade do hálito e identificar as causas.

Voce sabia???Como surgiu o horóscopo?

Os primeiros registros sobre o horóscopo apareceram a partir do século 7 a.C., quando várias civilizações antigas se dedicavam à observação do céu. Suas populações acreditavam que os astros podiam influenciar a vida humana - especialmente o destino dos recém-nascidos. Entretanto, a versão do horóscopo que conhecemos hoje - uma mistura de influências da astrologia milenar dos babilônios, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega - surgiu provavelmente por volta do século 5 a.C., com a criação do zodíaco. Em sua origem grega, essa palavra significa "círculo de animais" e indicava o grande cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol naquela época. Dentro dessa trajetória, cada constelação por onde o astro passava simbolizava um signo. O número de constelações e as figuras que as indicavam variavam para cada civilização.

Os 12 conjuntos de estrelas que representam os signos de hoje foram padronizados ainda na Antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Ao definir uma referência fixa para a observação dos astros, o zodíaco impulsionou o surgimento dos horóscopos individuais com mapa astral, uma análise do céu na hora do nascimento que, supostamente, traz revelações sobre a pessoa e seu destino. Ainda no início da Era Cristã, as civilizações antigas definiram o perfil de cada signo, levando em conta, por exemplo, as peculiaridades das estações do ano. "Outras influências, como a simples observação do temperamento de pessoas nascidas em um mesmo período, também modificaram as características que cada signo apresenta atualmente", diz a astróloga Bárbara Abramo.

Com a mudança da trajetória solar ao longo dos séculos, a correspondência direta entre astrologia e astronomia não é mais tão precisa. O Sol hoje passa por constelações que não fazem parte do zodíaco e ilumina outras em períodos diferentes dos observados na Antiguidade. Mas, pelo menos em alguns aspectos, o horóscopo se adaptou com as mudanças ao longo dos tempos. "É o caso de algumas inovações relativamente recentes na escala histórica, como a descoberta dos planetas Urano, Netuno e Plutão, que trouxeram novos elementos à interpretação astrológica do céu", afirma o historiador David Pingree, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos.

Humor...Cebolinha.

Curiosidades...Como o gás do riso age no corpo?

O gás do riso, ou hilariante, produz uma suave depressão numa região do cérebro relacionada aos sentimentos e à autocensura. Ao inalá-lo, a pessoa entra num estado de relaxamento e felicidade, podendo mesmo rir à toa. A sensação é parecida à de quando se exagera um pouco na bebida. Ainda não se sabe precisamente qual é o mecanismo de ação do gás, cujo nome correto é óxido nitroso (N2O). Ele foi descoberto em 1772 pelo químico inglês Joseph Priestley. Alguns anos depois, verificou-se que o gás provocava uma sensação agradável ao ser inalado. Assim, não demorou muito para que a substância passasse a ser "cheirada" durante festas. Em 1844, o dentista americano Horace Wells percebeu que o gás tinha efeito anestésico por acaso: numa festa, Wells reparou que um dos convidados que havia inalado o óxido nitroso se machucou, mas não demonstrava sentir dor. Curioso, o dentista resolveu testar a substância e foi o primeiro paciente a ter um dente extraído após inalar o gás. Em consultórios dos Estados Unidos, da Europa e de outros países espalhados pelo mundo, o óxido nitroso é usado há tempos. Já no Brasil só agora vem conquistando mais adeptos. "O paciente se mantém calmo e consciente, o que aumenta a segurança do procedimento odontológico", diz o cirurgião dentista Luiz Alberto Ferraz de Caldas, diretor da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, seção do Rio de Janeiro.

Frase do dia...


"Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mais doce mel se azeda num recipiente sujo".
PITÁGORAS
Grato pela visita,tenha um bom dia!

Você sabia???Quem inventou o paraquedas?

Ninguém menos que o célebre gênio italiano da Renascença, Leonardo da Vinci (1452-1519), pintor, arquiteto, escultor e cientista. Em 1483, ele idealizou um "protetor para quedas", feito de pano e com o formato de uma pirâmide, que serviu para estudar os princípios da aerodinâmica: ao aumentar a resistência ao ar, o objeto diminui a velocidade de queda de um corpo na atmosfera. Ainda assim, o paraquedas moderno só surgiu muito tempo depois, no final do século XVIII. A primeira pessoa a demonstrar sua utilização foi o francês Louis-Sébastien Lenormand (1757-1839), que, em 1783, saltou de uma árvore com dois guarda-sóis, um em cada mão. Outro francês, André-Jacques Garnerin (1796-1823) foi o primeiro homem a saltar de paraquedas - que, com sua lona de 7 metros de diâmetro, mais parecia um enorme guarda-chuva. Em 1797, ele amarrou essa estrutura num balão e saltou de uma altura de 1 000 metros no Parque Monceau, em Paris.

Projetado para salvar pessoas presas em prédios, o paraquedas acabou sendo mais utilizado pelos militares, principalmente na Segunda Guerra Mundial. Foram os alemães que tiraram o máximo proveito da invenção, usando-a para aterrissar tropas especiais, facilitar o suprimento de alimentos em locais inacessíveis e infiltrar agentes em território inimigo.

Que tombo...

Humor...Cebolinha.

Curiosidades...Chinês ganha a vida lambendo ânus de macaco

Já dizia Seu Madruga: “Não tem trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar”.
Pois bem. Seria bem bacana se uma das tarefas de Zhang não fosse lamber o bumbum de um macaco langur, durante aproximadamente 1h, até que ele consiga defecar. De acordo com os sites Gawker e China Smacker (risos), o animal é muito jovem para receber medicação apropriada de alívio do intestino.E não vá pensando que esse é um macaquinho qualquer. O motivo do “tratamento especial” é simples: a espécie estaria ameaçada de extinção.

Mães,minha simples homenagem...

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:

- Dizem-me que estarei sendo enviado à terra amanhã... Como vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?

E Deus disse:
- Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.

Criança:
- Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?

Deus:
- Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.

Criança:
- Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?

Deus:
- Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.

Criança:
- E o que farei quando eu quiser Te falar?

Deus:
- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.

Criança:
- Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?

Deus:
- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.

Criança:
- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais.

Deus:
- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e eu estarei sempre dentro de você.

Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. A criança apressada, pediu suavemente:

- Oh Deus se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo.

E Deus respondeu:
- Você chamará seu anjo... MÃE!

Às Mães...

- às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doridas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos; 
- às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez - talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado;
- às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes;
- às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar...;
- às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho...;
- também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe...e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício...
A todas as Mães, a todas sem excepção, um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! E Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça!

Amor de Mãe ...

O Amor da mãe pode ser traduzido 
em uma palavra:
doação.
Falar desse sentimento é entender que ele
é a mais completa forma de amor.
Um amor que se doa,
coloca em primeiro plano o bem-estar,
a segurança de um outro ser.
Impossível falar de mãe
sem falar da pureza de um amor,
que diante de todo o sofrimento disse Sim: Maria.
Uma mãe que,
como tantas mães em nosso país,
olha com lágrimas nos olhos o presente
e o futuro árduo do filho.
Talvez seja por isso que a mãe Maria
se expressa em cada olhar de mãe,
em cada gesto de doação da mulher.
No rosto de uma mulher que assume
a maternidade inteiramente,
mesmo diante de tudo o que há de vir,
há a presença iluminada de um lado vivo,
mas esquecido por todos,
homens e mulheres:
O AMOR!!!!

Humor...Cebolinha.

Curiosidades...História do Dia da Mães.

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.


À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.


A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo

No Brasil a  introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921.

A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.

Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

Frase do dia...


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos".
BOB MARLEY
Grato pela visita,tenha um bom dia!

Curiosidades...Funcionamento de um Off-Road

Caixa de transferência (tração 4x4)

É o equipamento que transfere a rotação vinda do motor para os dois eixos do carro. Serve para aumentar a capacidade de tração em solos irregulares

Como funciona - Ao acionar um botão eletromecânico ou alavanca, a caixa de transferência engata o eixo dianteiro ao eixo traseiro. Dessa forma, o sistema distribui a força do motor para todas as rodas do veículo, dando mais aderência. Em carros comuns, só um dos eixos recebe a rotação do motor

Marcha reduzida

É um conjunto de engrenagens presentes na caixa de transferência, utilizadas especialmente em carros off-road. A reduzida aumenta a força do motor, permitindo que o carro supere vários obstáculos, como, por exemplo, ladeiras íngremes, atoleiros ou terrenos arenosos

Como funciona - Ao acionar uma alavanca (ao lado do câmbio) ou botão no painel do carro, a reduzida multiplica a força produzida pelo motor, para que ele funcione a todo vapor mesmo que o carro esteja em baixa velocidade

Suspensão reforçada

É um conjunto de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos carros off-road é comum encontrar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A - um tipo de suspensão -, que são mais robustas e reforçadas para suportar fortes impactos

Como funciona - As molas e os amortecedores minimizam as vibrações provenientes do solo irregular, dando mais estabilidade ao veículo

Bloqueio do diferencial

É um sistema que trava o diferencial (mecanismo que permite que as rodas girem cada uma à sua velocidade), fazendo com que as duas rodas tenham a mesma rotação

Como funciona - Em uma situação em que uma das rodas se encontra sem aderência, o diferencial comum transfere a força da roda presa para a roda que está livre (suspensa). Ou seja, o carro não sairia do lugar. Com o bloqueio, as duas rodas passam a girar juntas e a que está em contato com o solo vai movimentar o carro até que a outra tenha aderência novamente

Pneu Off-road

São pneus com características mais reforçadas, tanto na composição quanto no tamanho. Eles proporcionam mais aderência e otimizam o desempenho do veículo em solos irregulares

Como funciona - Os pneus off-road possuem sulcos mais profundos, que têm a finalidade de remover maior quantidade de lama do caminho, evitando que o veículo atole

Você sabia???Para que serve uma bigorna?

Exceto para Tom e Jerry, atualmente a bigorna não tem muito uso. Era sobre esta peça pesada e dura que ferreiros apoiavam o material a ser moldado, à base de marteladas, geralmente após um período na forja para torná-lo maleável. Como a bigorna é mais resistente que o material a ser trabalhado, ela “devolve” parte da energia da martelada, diminuindo o esforço do ferreiro.
A bigorna de pedra apareceu na Pré-História, e a de metal, no Egito antigo. Na Idade Média, tornou-se essencial para fazer as complicadas armadurasdos nobres (que chegavam a custar o equivalente a uma Ferrari!). No fim do século 19, quando as bigornas caíram em desuso e foram abandonadas pelos EUA, alguns desocupados brincavam de lançá-las no ar com a ajuda de explosivos. Foi daí que veio a piada dos desenhos animados.

Humor...Cebolinha.

Curiosidades...Como pode a formiga erguer objetos mais pesados do que ela própria?

formiga-carrega-inseto-florestaProezas como as da saúva, capaz de levantar 14 vezes o seu peso e percorrer 1 quilômetro por dia - o equivalente, para um ser humano, a erguer 1 tonelada e ir de São Paulo a Buenos Aires num só dia -, só são possíveis em animais de tamanho reduzido. Nessas dimensões, a massa do corpo torna-se desprezível perto da força muscular. Não é o que acontece com um elefante, por exemplo, que tem de carregar um corpo proporcionalmente mais pesado, sendo incapaz de levantar seu próprio peso. Isso acontece porque, à medida que o corpo aumenta, o peso cresce mais do que a força muscular. Além disso, a formiga tem um corpo bem adaptado para o transporte de cargas, com um esqueleto extremamente leve e seis patas sobre as quais pode distribuir o peso da carga.

Frase do dia...


"Perca tempo escolhendo um amigo, mas perca ainda mais quando tiver de trocá-lo".
 Benjamin Franklin
Grato pela visita,tenha um bom dia!

Eu já faço parte...

Faça parte você também...


Faça parte do grupo de pessoas que ganham em dólares
 todos os dias para postar um anúncio na internet.
 Conheça nosso trabalho, se cadastre e comece hoje a receber.
 Veja meus vídeos explicativos:
 www.zeeking.tv/gfarma

Humor...Cebolinha.

Curiosidades...Por que as flores têm perfume?

Como todo ser vivo, ao longo de sua evolução as plantas desenvolveram características que facilitam sua sobrevivência. A cor e o perfume das flores são um bom exemplo disso. "O perfume age como chamariz para agentes polinizadores como mariposas, moscas e outros insetos. Atraídos pelo odor, que insinua a possibilidade de encontrar alimento, eles acabam pousando na flor, que é nada menos que o órgão reprodutor das plantas chamadas angiospermas", explica a botânica Nanuza Menezes, da Universidade de São Paulo. Ao pousar em diversas flores, esses insetos carregam o pólen de uma para outra, fecundando-as. Os perfumes, por sua vez, são produzidos por tecidos glandulares chamados osmóforos, localizados nas pétalas da flor ou em sua sépala (parte do cálice exterior). Essas glândulas soltam mínimas quantidades de óleos voláteis - isto é, que evaporam com facilidade -, que são os responsáveis pelo odor exalado.

Frase do dia...


"Não se deve ver só a tristeza do fim e esquecer os momentos alegres da vida. Antes de nascermos, a vida já existia, e continuará existindo depois que deixarmos este mundo".
PAULO COELHO
Grato pela visita,tenha um bom dia!

Curiosidades...Como funciona um cartão de crédito?

cartao-credito-banco-dinheiroEle é uma espécie de “dinheiro eletrônico”. É uma forma de indicar a um vendedor que você tem crédito com alguma instituição (como um banco) e que ela pagará a ele, em espécie, o valor referente à compra que você está efetuando. Para tanto, ali são armazenadas suas informações pessoais e as do próprio cartão, como o número, a data de validade e o código de segurança.
Eles são feitos de plástico PVC, suficientemente resistente para aguentar cerca de dois ou três anos. Nem todo mercado possui a tecnologia do chip em larga escala. Nos EUA, por exemplo, a tarja ainda reina soberana.

1. As máquinas leitoras convertem os dados em um sinal transmitido pelo mesmo sistema de telecomunicações do seu celular. É por isso que os celulares são apontados como os prováveis substitutos do cartão de crédito em um futuro próximo – bastará revelar à loja seu número de telefone e digitar sua senha

2. O sinal chega à credenciadora – no Brasil, as mais conhecidas são RedeCard e Cielo. Essas empresas gerenciam o cadastro de lojas que aceitam o cartão e oferecem tanto as máquinas leitoras (ao comércio) quanto a tecnologia de chip ou tarja (aos emissores do cartão). A credenciadora entra em contato com...

3. ...a bandeira do cartão, como Visa, Mastercard, American Express e Diners Club. É essa “marca” que determina as regras do cartão, como a quantidade de vezes em que você pode parcelar a compra. Ela também estabelece a rede de aceitação local e internacional. Por fim, a bandeira aciona o...

4. ...emissor do cartão. Geralmente é um banco, mas outras instituições, como lojas, também podem ter seu plástico (veja tabela na página anterior). É ela que define benefícios como programas de fidelidade. Mas, mais importante,é ela que autoriza a transação e “paga a conta” por você no ato da compra. A autorização da compra é enviada de volta pelo mesmo sistema. Em condições ideais, essa “ida e volta” não deve durar mais de um segundo!



Você sabia???Como são lapidados os diamantes?

O processo - que, além de aperfeiçoar o formato do diamante, serve para poli-lo - é feito de maneira artesanal. A qualidade da lapidação não apenas é fundamental para determinar o valor de uma jóia, como dá brilho e beleza à pedra. Como o diamante é o material mais duro que se conhece na natureza, lapidá-lo não é moleza - sem contar o alto risco de estragar a caríssima pedra. "Quase sempre os lapidários a quem se confiam pedras maiores têm mais de 50 anos de idade. Isso porque leva muito tempo para aprender todos os macetes do processo", afirma o lapidário Renato Santos, presidente da Brasil Comércio de Diamantes. Há duas formas de cortar o diamante bruto: na clivagem, o método mais comum, o diamante é partido com um rápido golpe. Em algumas pedras, porém, essa técnica não funciona. Usa-se, então, a serragem, processo longo e tedioso, feito com uma serra elétrica rotatória ou, mais recentemente, com raios laser.

Depois do corte, vem a etapa do bloqueamento, em que o diamante é raspado em outro até que se aproxime do formato desejado. As facetas (como são chamadas as várias pequenas faces de um diamante) são feitas na etapa seguinte, chamada de abrilhantamento. A pedra é encaixada na ponta de uma vareta chamada dop e pressionada contra um disco giratório forrado de pó de diamante. O processo lembra um pouco o de uma agulha riscando um disco de vinil na vitrola. Em geral, os brilhantes pequenos são lapidados em um único dia. Já nas pedras grandes (acima de 20 gramas) esse trabalho pode levar até mais de um ano!
 
;